sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O Sistema Solar








  O Sistema Solar é constituído por oito planetas que giram em torno do Sol.
  Embora a massa do Sol represente 99% do total do sistema,existem no nosso Sistema Solar muitos outros astros.


Mércurio: é o planeta mais próximo do Sol e também o menor (com um diâmetro equatorial de 4.878Km).Está distante do Sol 57,9 milhões de Km e demora 88 dias terrestres para dar uma volta completa em torno dele.Não tem nenhum satélite.


Vênus: é o planeta mais parecido mais parecido com a Terra nas suas dimensões,com12.104 Km de diâmetro equatorial.No entanto,demora 225 dias para dar a volta em torno do Sol.Tal como Mercúrio,não tem nenhum satélite.


Terra: é o nosso planete.Está distante 149,6 milhões de Km do Sol,e o seu período sideral é de 365 dias.O diâmetro equatorial da Terra soma um total de 12.756 Km.A Terra tem um satélite a Lua,que gira à sua volta.


Marte: encontra-se a 227,9 milhões de Km de distancia do Sol,e demora 686,9 dias terrestres na sua translação em volta deste.O seu diâmetro é de apenas 6.790 Km.Apresenta dois satélites na sua órbita,Fobos e Deimos.Entre Marte e Júpiter,encontra-se um anel denso de asteroides,constituído por fragmentos de um planeta que não chegou a se formar.


Júpiter: está distante 778,3 milhões de Km do Sol.O seu período sideral é de 11,8 anos terrestres,o seu diâmetro é de 142.800 Km e é o planeta de maiores dimensões do sistema. São conhecidos mais de 16 satélites que giram ao redor de Júpiter.


Saturno: está a 1,427 bilhões de Km de distância do Sol.O seu período é de 200.000 Km. É o segundo maior planeta 20 satélites à sua volta.É muito conhecido pelo seu anel,constituído por milhões de partículas sólidas que giram ao seu redor.


Urano: encontra-se a mais de 2,876 bilhões de Km do Sol e demora 84 anos terrestres para dar uma volta completa em torno desse astro.O seu diâmetro é de 47.100 Km, e o planeta tem 15 satélites à sua volta.


Plutão: passou a ser considerado um planeta-anão pela União Astronômica Internacional (UAI), desde agosto de 2006. Está muito longe, a 5,898 bilhões de Km do Sol,e tem apenas 2.400 Km de diâmetro. Demora 247,6 anos terrestres para executar a sua translação sideral completa.Já foram descobertos três satélites à sua volta.


Sedna,a deusa dos esquimós: astrônomos dos Estados Unidos confirmaram oficialmente a descoberta de mais um planetoide no Sistema Solar.Ele apresenta metade do tamanho da Lua e três quartos do tamanho de Plutão (entre 1.250 Km e 1.800 Km de diâmetro) e fica a pelo menos 13,5 bilhões de Km da Terra.O planetoide foi batizado como Sedna, a deusa dos esquimós que,segundo a lenda,gerou as criaturas do Ártico.
Sedna,foi localizado em novembro de 2003.Pelas semelhanças com Plutão,o Sedna poderia ser classificado com o décimo planeta do Sistema Solar,como foi noticiado pela mídia,mas a equipe do California Institute of Technology (Caltech),responsável pela descoberta,preferiu o termo planetoide.Classificar esse objeto é um caso difícil: elesnão são planetas,mas também não são meros asteroides.Estão em algum lugar entre os dois astros.




O Sol:
  O Sol é apenas uma das muitas estrelas que existem no Universo.Ao redor do Sol,giram todos os planetas do Sistema Solar.
  No Universo há diversas estrelas bem maiores que o Sol,mas,por estar mais próximo de nós,o Sol parece ser muito maior do que elas.
  O Sol é a fonte de energia que sustenta a vida no nosso planeta.A luz e o calor do Sol possibilitam a ocorrência de fênomenos vitais,como a fotossíntese,a formação dos ventos,o ciclo da água,etc.


             Os corpos menores do Sistema Solar          


Os satélites naturais:
 Os satélites naturais são corpos celestes sem luz própria que giram ao redor dos planetas.Só é possível enxergar os satélites porque são iluminados pelo Sol.A terra tem um satélite natural, a Lua,mas alguns planetas têm vários e outros,nenhum.Com as pesquisas,novos satélites ainda podem ser descobertos.


Os asteroides:
 São pequenos corpos,menores que os planetas anões,que orbitam o Sol.Uma grande parte dos asteroides do nosso Sistema Solar encontra-se em uma região entre Marte e Júpiter,conhecida como Cinturão de asteroides.


Os cometas:
 Os cometas são formados basicamente por gelo e poeira.Ao se aproximar do Sol,o calor faz com que se forme uma grossa camada de vapor em volta do núcleo e, às vezes,também uma cauda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário