segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Diversidade da Vida Animal

   Endoesqueleto e exoesqueleto
 Algumas espécies de animal apresentam esqueleto. Outras não.
 Você já observou uma lesma? A lesma é um animal que não possui esqueleto.Outros exemplos são o polvo e a minhoca.
 Já pensou se um elefante não tivesse esqueleto? Com todo aquele tamanho,seria impossível ele se manter em pé. Seu corpo não teria sustentação. É esse um dos papéis desempenhados pelo esqueleto:dar sustentação ao corpo.Existem alguns animais.que possuem esqueleto na parte externa do corpo,como se fosse uma armadura. É caso dos camarões.Esse esqueleto apresenta articulação que permitem o camarão andar. O caranguejo, a barata,o escorpião e o gafanhoto são outros exemplos de animais com esqueleto externo, o exoesqueleto.
 O ser humano também tem esqueleto.Mas ele fica na parte interna do corpo,como no caso do elefante. É o endoesqueleto. Outros exemplos de animais que possuem endoesqueleto são macacos, cachorros, gatos, sapos, jacarés, aves e peixe.

 


  A coluna vertebral 
 Ao seguir o procedimento descrito na abertura deste capítulo,você percebeu a existência,no seu corpo,da coluna coluna vertebral.Ela é uma fileira de osso que está presente em alguns animais,como elefantes,bois,porcos,macacos ,cachorros,gatos,ratos,sapos,serpentes,jacarés,passarinhos e peixes. Os animais que apresentam coluna vertebral são os vertebrados.
 Por outro lado,os animais que não possuem coluna vertebral são os invertebrados. Alguns deles são os polvos, os caramujos e os vermes.
 É importante perceber que nem todo animal que possui esqueleto é considerado vertebrado. A estrela-do-mar, por exemplo, tem um esqueleto, mas sem coluna vertebral.O caranguejo, o camarão,a barata,o escorpião e o gafanhoto possuem esqueleto - que é um exoesqueleto -,mas sem coluna vertebral. São,portanto,invertebrados.


  A diversidade dos vertebrados


 Os peixes,anfíbios,os répteis,as aves e os mamíferos são animais vertebrados.Todos eles apresentam endoesqueleto, e, além da coluna vertebral, possuem um crânio.O crânio, estrutura rígida localizada na cabeça e que envolve o cérebro, é constituído por material ósseo ou cartilaginoso.
 Os cientistas descreveram (ou seja, catalogaram) cerca de 46 mil espécies de vertebrados.

  Noções sobre reprodução animal


•A reprodução sexuada envolve gametas
  Entre os animais vertebrados é comum a reprodução sexuada,que envolve células especiais,os gametas (células reprodutivas). Um novo indivíduo é gerado a partir de um gameta masculino,chamado espermatozoide,e de um gameta feminino chamado óvulo.
 Os gametas se formam em órgãos apropriados do organismo do macho e da fêmea.
•A fertilização pode ser interna ou externa
 Um zigoto,a primeira célula de um novo indivíduo, é formado pela união de um espermatozoide e de um óvulo.Essa união é a fecundação ou fertilização.
 Os comportamentos animais de acasalamento são muito variado.Há espécies em que os espermatozoides são depositados pelo macho no interior do corpo da fêmea.Nesse caso acontece a fertilização interna. Em outras espécies, macho e fêmea se aproximam um do outro e depositam seus gametas no ambiente, onde ocorre a fertilização externa. Como espermatozoide e óvulo são células muito delicadas que podem se desidratar (perder água) rapidamente e morrer, a fertilização externa ocorre dentro da água ou em ambientes extremamente úmidos.
•O desenvolvimento do zigoto
 Após a fertilização, o zigoto passa por um período de desenvolvimento,em que o número de células células se multiplica.Nessa fase ele recebe o nome de embrião.
 Nas espécies que põem ovos, o embrião desenvolve-se dentro do ovo até o nascimento e, nesse período,utiliza substâncias nutritivas que existem no próprio ovo. É o caso de répteis, aves e muitas espécies de peixes.
 Há espécies que produzem ovos mas eles não são postos.
 Ao contrário, ficam protegidos dentro do corpo da mãe até o nascimento. Nesse caso, o embrião também se nutre de substâncias armazenadas no ovo. Isso ocorre, por exemplo, com algumas espécies de peixes.
 Há outras espécies de seres vivos em que o embrião permanece dentro do corpo da mãe e é nutrido por substâncias que provêm do organismo materno. É o que acontece na maioria dos mamíferos.
 A reprodução sexuada produz descendentes que apresentam material genético em parte igual ao do pai e em parte igual ao da mãe.
•Existe outra forma de reprodução a assexuada
 Entre os animais menos complexo, forma de reprodução sexuada, envolvendo gametas masculinos e femininos, também é encontrada.
 Porém,há várias espécies em que pode ocorrer outra forma de gametas. Nesse caso, as células de uma parte do corpo do organismo podem sofrer multiplicação e originar um novo indivíduo cujo material genético será totalmente igual ao do organismo que o originou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário